quinta-feira, 19 de abril de 2012

Desenvolvimento Motor e Sensorial no Bebé

Desenvolvimento motor:


 - O desenvolvimento é um processo contínuo que começa com a vida, isto é, na concepção, e a acompanha, sendo agente de modificações e aquisições. A sequência do desenvolvimento no período pré-natal (antes do nascimento) é fixa e invariável.
- A cabeça, os olhos, o tronco, os braços, as pernas, os órgãos genitais e os órgãos internos desenvolvem-se na mesma ordem, e aproximadamente nas mesmas idades pré-natais em todos os fetos, ou seja, o crescimento e as mudanças no comportamento são ordenados e, na maior parte das vezes, ocorrem em sequências invariáveis (ex: todos os fetos podem mover a cabeça antes de poderem abrir as mãos);
- Quando nasce, a cabeça do bebé representa ¼ do comprimento total;
- O peso é muito variável e está na dependência do estado socioeconómico e nutricional da mãe;
- Os meninos têm geralmente um peso 4% superior ao das meninas;
- Os recém-nascidos de uma forma geral, que nascem com baixo peso conseguem aproximar-se das curvas de crescimento dos recém-nascidos normais, mas não igualá-los;
- Todas as crianças conseguem sentar-se antes de ficar de pé, ficar de pé antes de andar e desenham um círculo antes de poderem desenhar um quadrado;
- Todos os bebés passam pela mesma sequência de estádios no desenvolvimento da linguagem: balbuciam antes de falar, pronunciam certos sons antes de outros e formam frases simples antes de pronunciarem frases complexas.
- Existe uma sequência na aprendizagem das capacidades motoras, a idade pode mudar ligeiramente, mas a sequência é a mesma para todas as crianças, cada uma delas passa por cada estádio de desenvolvimento sensivelmente na mesma idade.


Exemplos:
 - Os bebés seguram a cabeça antes de se sentarem sem apoio;
 - Sentam-se antes de gatinharem;
 - Gatinham antes de andarem. 




  


O desenvolvimento é padronizado e contínuo mas nem sempre uniforme e gradual. Há períodos de crescimento físico muito rápido (surtos do crescimento) e de incrementos extraordinários nas capacidades psicológicas.
Por exemplo:
 - A altura do bebé e o seu peso aumentam enormemente durante o primeiro ano, e os pré-adolescentes e adolescentes também crescem de modo extremamente rápido;
- Os órgãos genitais desenvolvem-se muito lentamente durante a infância, mas de modo muito rápido durante a adolescência;
- Durante o período pré-escolar, ocorrem rápidos aumentos no vocabulário e nas habilidades motoras e, por volta da adolescência, a capacidade individual para resolver problemas lógicos apresenta um progresso notável.


O Desenvolvimento Sensorial (Visão, Audição, Olfacto, Paladar e Tacto) não segue os mesmos padrões para os cinco sentidos no recém-nascido. Vejamos como cada capacidade tem um “tempo” específico para se desenvolver:

1) Visão
- O bebé vê desde que nasce, no entanto a sua visão vai-se desenvolvendo aos poucos;
- Quando nasce a visão é meio embaçada, mas ele distingue luz, formas e movimento;
- O recém-nascido só vê bem a uma distância de 20 a 30 centímetros - ideal para perceber com clareza o rosto da pessoa que o carrega ao colo (mãe – coisa mais importante do mundo do bebé);
- Entre os 2 e os 4 meses de idade, as diferenças entre as cores vão ficando mais claras, e o bebé começa a distinguir tons semelhantes;
- Por volta dos 6 a 8 meses de idade ele vê o mundo quase tão bem quanto um adulto;
- A cor dos olhos da criança está próxima da sua cor definitiva.



2) Audição
- A audição está funcional mesmo antes do nascimento pois o feto responde a sons e parece aprender a reconhecê-los (ex: sons da fala, ruídos do meio externo, da natureza);
- o bebé com 3 dias de vida é capaz de distinguir a voz da sua mãe da voz de uma pessoa desconhecida e prefere a sua língua materna;
- O reconhecimento precoce das vozes e da linguagem ouvida no útero poderá ser visto como um mecanismo precoce da relação pais - criança;
- Comparativamente aos adultos, a acuidade auditiva de um recém-nascido é bastante mais apurada do que a sua acuidade visual;
- Ao ouvir determinado som, o recém-nascido volta a cabeça na sua direcção, o que indica a capacidade de localizar estímulos auditivos (fonte sonora) pouco depois do seu nascimento.

3) Olfacto
- O sistema olfactivo aperfeiçoa-se muito rapidamente logo nos primeiros dias e semanas de vida;
- O recém-nascido é capaz de localizar a proveniência dos odores e distingui-los;
- Bebés com 6 dias de vida, que estejam a ser amamentados, demonstram preferências por compressas com o odor do seio da sua mãe, em comparação com o de outra mulher que esteja a amamentar, embora tal facto não se verifique em bebés com apenas dois dias de vida, sugerindo, assim, que os bebés precisam da experiência de alguns dias para aprenderem a conhecer o odor das suas mães. Os bebés que são alimentados a biberão não são capazes de efectuar esta distinção.



Numa perspectiva evolucionista, o reconhecimento e a preferência pelo odor do seio da própria mãe poderá ter sido um mecanismo de sobrevivência. As mães e outros membros da família também são capazes de identificar o odor do seu bebé, o que sugere que o sentido do olfacto pode contribuir para o reconhecimento do parentesco.



4) Paladar
- O paladar é o sentido mais apurado à nascença, pois os bebés têm-se mostrado capazes de distinguir o sabor doce do amargo;
- Quanto mais doce for o líquido, mais forte é a sucção e mais líquido o bebé ingere (preferência pelo doce);
- O leite materno é bastante doce, tal como os alimentos, legumes e frutos que desde cedo passam a fazer parte da dieta alimentar do bebé;
- As respostas de rejeição do bebé face a sabores amargos, são provavelmente um mecanismo de sobrevivência na medida em que muitas das substâncias amargas são tóxicas.

5) Tacto
- Os sentidos cutâneos responsáveis pela sensibilidade ao tacto, à pressão, à dor e à temperatura, estão funcionais desde o momento do nascimento, embora a sensibilidade cutânea aumente durante os primeiros dias e semanas após o nascimento;
- Os recém-nascidos são também sensíveis ao ritmo (ao embalar, a palmadinhas no rabo).

 Como futuros professores e treinadores, sempre que estivermos envolvidos em actividades com recém-nascidos (ex: natação para bebés) devemos ter em conta as capacidades que o bebé já tem desenvolvido em função da idade e verificá-las, uma vez que o desenvolvimento de cada bebé segue a mesma sequência mas a idade pode variar um pouco em função da maturidade que o bebé já tiver, que por sua vez depende muito dos estímulos que lhe forem dados no dia-a-dia pelos pais, educadores e pelo meio.
Um exemplo prático são as aulas de Natação para bebés:

- A natação para bebés além de melhorar a coordenação motora, proporciona noções de espaço e tempo, prepara a criança psicologicamente e neurologicamente para o auto-salvamento, estimula o apetite, aumenta a resistência cardio-respiratória e muscular, tranquiliza o sono e também previne várias doenças respiratórias;
- Um dos momentos mais importantes na natação é o exercício constante que se faz com os pais. É a inteligência emocional que através de atividades específicas, faz uma aproximação entre todos os bebês, os seus familiares e o professor. Esse contato é de extrema importância para o desenvolvimento afetivo, já que sabe-se que o controle emocional é basicamente formando aos dois anos de idade.



Segue um quadro resumo do desenvolvimento sensorial e motor do recém-nascido durante o primeiro ano de vida:

Desenvolvimentos Sensoriais e Motores
1º mês
2º mês
3º mês
4º mês
Observa os objectos mas não os tenta agarrar; Coordena os movimentos laterais dos olhos; Reage às sensações positivas ou negativas, acalmando-se ou chorando; Reage à voz das pessoas que falam com ele.
Começa a observar tudo o que os rodeia; Vocaliza, respondendo aos estímulos agradáveis; Assusta-se quando ouve barulhos inesperados; Prefere objectos de cores brilhantes; Melhora o seu tónus muscular.
Observa os seus dedos, seguindo os seus movimentos; Pode suster um brinquedo com a mão; Persegue com a cabeça, qualquer objecto que lhe coloquem à frente; Pára de chuchar para escutar um barulho e vira a cabeça para o sitio de onde vem o som.
Quando gira a cabeça, está em condições de coordenar o movimento dos olhos; Adapta a vista a diferentes distâncias; Fica tranquilo com música; Consegue apanhar objectos, inclusive pequenos; Segue o movimento dos objectos e a direcção dos sons.
5º mês
6º mês
7º mês
8º mês
Agarra os objectos de forma decidida; Se lhe dão uma roca, atira-a ao chão; Tenta agarrar com uma ou com as duas mãos tudo o que lhe interessa.
Deixa de chorar se ouve música; Está em condições de manejar objectos; Segura um brinquedo com uma mão, agarra outro e ainda observa um terceiro; Brinca com a comida e manipula-a com muita animação.
Explora o seu próprio corpo com as mãos; Consegue suster um objecto diferente em cada mão; Gosta de brincar com brinquedos barulhentos, mostrando-se contente com o ruído.
Consegue apanhar objectos mais pequenos, sustendo-os entre o polegar e o indicador; Diz adeus e bate palmas; Aponta para o que lhe interessa; Consegue agarrar coisas com os dedos polegar, indicador e médio.
9º mês
10º mês
11º mês
12º mês
Agarra, por si, o biberão para beber; Pode erguer uma torre de legos; Agrada-lhe bastante tocar tambor; Consegue achar objectos escondidos; Se tem as mãos ocupadas, deixa cair um brinquedo para apanhar outro.
Distingue objectos, examinando-os mais atentamente; Brinca com objectos de encaixe simples; Quando ouve música, reage cantando ou dançando; Consegue suster dois objectos com uma só mão.
Já leva a colher à boca; Utiliza diferentes caixas para introduzir ou retirar objectos; Observa as páginas de um livro; Consegue descalçar os sapatos; Enfia argolas num bastão.
Gosta de brinquedos muito ruidosos; Desmonta e volta a montar objectos.

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