quinta-feira, 24 de maio de 2012

Desenvolvimento físico na adolescência

Adolescência:
  • Crescer ou desenvolver-se até à maturidade;
  • Deixou de ser um conceito puramente biológico e passou a ter, sobretudo, uma conotação psicossocial;
  • Fase crítica no processo evolutivo em que o indivíduo é chamado a fazer importantes ajustamentos de ordem pessoal e de ordem social;

São muitas e profundas as mudanças fisiológicas e estruturais que ocorrem no corpo das raparigas e dos rapazes adolescentes como se pode ver na seguinte figura:

Estas mudanças são progressivas, desenvolvendo-se durante três ou quatro anos. Verificam-se, em geral, entre os 12 e os 15 anos nas raparigas, e entre os 13 e os 16 nos rapazes. Durante este período, os órgãos genitais e todo o organismo transformam-se. A criança torna-se adolescente e depois adulto com a capacidade de se reproduzir.


Quando o desenvolvimento destas mudanças características da adolescência não ocorre de maneira normal ou no período que se espera, podem surgir alguns problemas específicos:

Raparigas:
·         Reação à menarca (primeira menstruação muito cedo);
·         Desenvolvimento e tamanho dos seios.



Rapazes:



  •   Maturação tardia (rapazes com maturação tardia tendem a ser mais baixos, mais fracos e consequentemente piores atletas);
  •   Tamanho do pénis (masculinidade é posta em causa).


Implicações…
Existem também algumas diferenças de personalidade entre adolescentes com maturação precoce e maturação tardia, como por exemplo o facto de os rapazes com maturação precoce se sentirem mais autoconfiantes do que os com maturação tardia. As diferenças de personalidade entre adolescentes com maturação precoce e maturação tardia devem-se em grande parte à forma como são tratados. Por exemplo se os pais e professores olharem para a maturação precoce/tardia como uma característica negativa, os adolescentes com maturação precoce/tardia podem ser afetados negativamente.

Desta forma é importante ajudar a desenvolver a confiança dos rapazes com maturação tardia e dar um apoio especial às raparigas com maturação precoce.

Ao nível da educação, os professores devem ajudar os alunos a sentirem-se apoiados e menos preocupados com o seu crescimento físico, emocional e sexual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário