Para se afirmar como ciência, a psicologia define o seu objecto que é resumido em quatro palavras: descrever, compreender, explicar e prever. Para atingir o seu objectivo, a psicologia utiliza diferentes métodos. Cada ramo da psicologia tem o seu método de investigação:
Método introspectivo
A
introspecção consiste num voltarmo-nos para nós mesmos e analisarmos aquilo que
está dentro do nosso espírito, seja um acto praticado, um estado de espírito ou
um sentimento. A introspecção é essa análise interior. Qualquer pessoa pode e
deve fazer introspecção.
Wilhelm Wundt criou o método introspectivo controlado (ou
Introspecção na segunda pessoa) em que o sujeito é provocado, através de
estímulos, e analisa e descreve o que sente. Cabe ao psicólogo anotar e
interpretar o que é descrito. O objectivo é analisar a experiência consciente.
Mas este método foi muito criticado, devido a algumas limitações
que acarreta.
Neste método, o sujeito é ao mesmo tempo observador e observado.
August Comte, positivista, defende que é impossível ao mesmo tempo sentirmos e
analisarmos com clareza aquilo que sentimos.
Assim, devido ao
uso do método introspectivo, considerava-se que a psicologia ainda sofria uma
grande influência da sua tradição ligada à filosofia, e, por isso, ainda não
era ciência.
Outro problema do
método introspectivo é o facto de, nele, o paciente utilizar a linguagem verbal
para explicar sentimentos, emoções e estados de espírito em geral. Ora, esta é,
como todos sabemos, cheia de ambiguidades; por vezes, queremos dizer uma coisa
e dizemos outra, outras nem sequer há palavras para explicar bem o que
sentimos.
Método experimental
Os psicólogos que
aplicaram e desenvolveram este método, como Watson, centram-se quase que
exclusivamente no estudo do comportamento humano, em ambientes laboratoriais,
controláveis e modificáveis, seguindo os mesmos princípios metodológicos usados
pelos físicos e químicos no estudo da natureza.
Pretendem
estabelecer medidas cientificas sobre o comportamento dos seres vivos, homens
ou animais, determinando as suas leis gerais sempre que ocorrem condições
idênticas. Estas leis permitiriam não apenas explicar o comportamento, mas
também prevê-lo e controlá-lo.
A observação
centra-se em dados exteriores ao observador, separando desta forma o objecto do
observador.
-Estudo das variáveis
Os procedimentos seguidos no estudo das relações de
causa-efeito na psicologia experimental são concebidos como uma relação entre
variáveis, numa dada situação controlada.
Entende-se por
variável uma qualquer propriedade ou característica de um dado sujeito que pode
ser quantificado ou precisado com rigor. Exemplos de variáveis: idade, altura,
peso, sexo, etc.
Denomina-se por
variável independente aquela cuja modificação se supõe poder produzir uma
modificação num dado comportamento observável (variável dependente ou variável
de resposta). O objectivo do
investigador é comprovar se os efeitos provocados pela variável independente
sobre a variável dependente são aqueles tinha suposto como hipótese.
Para além destas,
o experimentador deve ainda ter em conta a existência de outras variáveis - as
variáveis externas -, que podem influenciar os resultados obtidos, embora nem
sempre sejam facilmente identificadas.
Etapas do Método Experimental
O método experimental pode ser dividido nas seguintes etapas:
a) Identificação e análise do problema ou situação
b) Formulação de uma hipótese explicativa
c) Experimentação -manipulação e controlo das variáveis no grupo
em observação (experimental)
d) Conclusão - confirmação da hipótese
Limitações do método experimental:
- complexidade do objecto de estudo -o comportamento humano;
- as condições laboratoriais em que as experiências são feitas tendem a produzir respostas falseadas. Neste sentido, as generalizações das conclusões obtidas com este método são alvo de grandes críticas.
- complexidade do objecto de estudo -o comportamento humano;
- as condições laboratoriais em que as experiências são feitas tendem a produzir respostas falseadas. Neste sentido, as generalizações das conclusões obtidas com este método são alvo de grandes críticas.
Método Clínico
É um método de diagnóstico e
tratamento de pessoas com problemas de comportamento ou emocionais. Os grandes
impulsionadores deste método foram Piaget e Kholer. Este método é um estudo
feito á um único individuo e é composto por três fases:
1- Anamnese;
2- Entrevista;
3- Observação.
O
objectivo deste método é conhecer o inconsciente, para isso Freud, o grande
fundador deste método, fornece alguns procedimentos que nos permitem obter
informações sobre o inconsciente do paciente:
1- Hipnose;
2- Interpretação
dos sonhos;
3- Actos falhados;
4- Transferência (positiva ou negativa)
Outras
técnicas:
Existem outras técnicas que nos
permitem obter informações sobre o paciente tais como testes escritos ou
visuais. Testes de aptidão, personalidade, projectivos( testes que recorremos a
figuras ambíguas, em que o paciente tem de desenvolver uma historias sobre a
figura) e testes de inteligência.
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